sábado, 10 de abril de 2010

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Na minha infância, recordo de uma jovem que era hostilizada por pessoas do bairro no qual morava por que a mesma não ouvia bem e, como consequência, não falava como as demais pessoas. Aqueles momentos causavam em mim inquietação, especialmente quando a mesma era vista como louca e tratada publicamente com desdém. Estávamos na década de 1980.
Estudando a história de pessoas com deficiência no Brasil, vemos que este tratamento era dispensado a todos aqueles tidos como diferentes e, portanto, considerados inferiores. Muitos eram classificados como loucos e confinados a sanatórios, hospitais, asilos, abrigos e prisões. Imagino quantas pessoas consideradas surdas-mudas sofreram com isso, especialmente pela ignorância da sociedade.
Atualmente sabemos que pessoas com surdez se comunicam, têm Língua própria. Aqui no Brasil, por exemplo, a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, ganha cada vez mais visibilidade e a procura por aprender esta língua cresce gradativamente. Além disso, movimentos sociais promovidos como comunidades surdas, têm  colaborado com a conquista de novos direitos, tendo em vista o exercício pleno da cidadania.

Hoje o blog Ateliê de Educadores inaugura a página "Diálogos", entrevistando a intéprete e tradutora de LIBRAS, professora Thalita Araújo. Na oportunidade, a educadora fala de Linguas Brasileiras de Sinais, mitos sobre surdez e mudez, possibilidades de comunicação com surdos, aprendizagem de LIBRAS pelos surdos, inclusão de surdos em escolas regulares e assuntos relacionados.
Para ter acesso à entrevista entre na página "Diálogos", deste blog ou clique aqui.

Sugestão de cursos
Cursos de LIBRAS em nível básico ou intermediário - Turmas iniciarão no dia 24 de abril, na FACESA. Informações a respeito poderão ser adquiridas por meio do número (71)33335446 ou pelo e-mail: extensaofacesa@yahoo.com.br

Conheça o blog a professora Thalita Araújo
http://cursodelibrasextensao.blogspot.com/

0 comentários:

AS PLANTAS CURAM!

AS PLANTAS CURAM!
Clique na imagem e saiba como.

Adquira o meu livro sobre o Liceu do Ceará

Quer apoiar nossas publicações? Doe o que puder!